Saúde

Número de casos de sífilis aumenta nas gestantes em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 16/10/2018 às 11:37

Atendimento é realizado no Centro de Testagem e Aconselhamento
Foto: divulgação/Prefeitura de Caruaru

O número de casos de gestantes com sífilis aumentou este ano em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, com relação ao registrado no ano passado. De acordo com o último Boletim Epidemiológico da Vigilância em Saúde, foram registrados 149 casos de sífilis em adultos no município no ano de 2017. Este ano, até setembro, foram notificados 91 casos. Nas gestantes, foram identificados 81 casos em 2017 e 76 em 2018.

O Dia Nacional de Combate à Sífilis é lembrado todo terceiro sábado do mês de outubro. Nesta quarta-feira (17), a Secretaria de Saúde realiza uma ação de combate à doença, com a realização de teste rápido nos frequentadores e trabalhadores da Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca). Até o fim do mês, também serão realizados testes rápidos em oito bairros da cidade, com o CTA Itinerante, dentro da programação do Outubro Rosa.

Testes

Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes no 1º trimestre da gestação, pois as principais complicações da sífilis congênita são aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer.

O recomendado é fazer o teste duas vezes durante a gravidez e repeti-lo logo antes do parto, já na maternidade. Quem não fez pré-natal, deve realizar o teste antes do parto. A sífilis é uma doença silenciosa que, na maioria das vezes, as mulheres não têm sintomas.

Uma vez testadas e tratadas, é possível impedir a transmissão da mãe para o feto do Treponema pallidum. O risco varia de acordo com o estágio da doença na gestante: fase primária e secundária 70 a 100%, fase latente ou terciária 30%.

O tratamento da doença, depende muito da fase em que é feito o diagnóstico. Em geral utiliza-se a penicilina benzatina (benzetacil) para tratar a sífilis congênita.