Encontro de gerações

Petrolina: idosos contam histórias para crianças em projeto

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 18/10/2018 às 12:09

Idosos contam histórias em creches de Petrolina
Foto: divulgação/Prefeitura de Petrolina

Cerca de 60 idosos de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, participam de um projeto da prefeitura municipal para contar histórias e contos infantis para as crianças atendidas pelas creches da cidade. O projeto "Vovô Amigo" estimula o talento dos idosos e a interação entre as gerações, trazendo benefícios sociais e hábitos saudáveis para os vovôs.

Projeto permite encontro de gerações
Foto: divulgação/Prefeitura de Petrolina

"Este trabalho é muito positivo porque reflete, diretamente, dentro dos lares petrolinenses. Ao longo dos ensaios, nossos idosos perdem a inibição, melhoram a relação com os colegas e isso ajuda muito na sociabilidade deles", destaca a idealizadora do projeto, a primeira-dama Lara Secchi Coelho.

Nessa quarta-feira (17), os contadores de histórias voluntários participaram de um ensaio no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), onde apresentaram as seis novas histórias que serão incluídas na programação do projeto.

Seu Josias de Barros, de 77 anos, interpreta um contador das lendas do Velho Chico. O projeto colaborou para que ele não passasse o tempo livre sozinho. "Antes eu vivia isolado e nunca gostei de viver deste jeito. Também tem as atividades físicas que a gente faz no projeto e isso é muito bom para mim, me distrai, me diverte e eu agora me sinto muito melhor", comenta.

Novo ciclo

Ensaio foi realizado nessa quarta-feira
Foto: divulgação/Prefeitura de Petrolina

O projeto "Vovô Amigo" vai percorrer as creches das zonas urbana e rural de Petrolina. O ensaio contou com a participação de coordenadoras de creches municipais e dos Cras da cidade. Para fazer parte do projeto, os idosos-voluntários participam de oficinas nas quais desenvolvem a leitura em sua dimensão lúdica. A primeira apresentação deste novo ciclo do projeto está marcada para acontecer na próxima segunda-feira (22), a partir das 15h, no Lar São Thiago, no bairro Gercino Coelho.