Capacitação

5º Festival de Cinema de Caruaru encerra inscrições nesta terça-feira

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 23/10/2018 às 10:43

Oficinas serão realizadas nos meses de outubro e novembro
Foto: divulgação

As inscrições para as oficinas ofertadas pelo 5º Festival de Cinema de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, encerram nesta terça-feira (23). As capacitações são nas áreas de crítica cinematográfica, realização de documentários, escrita de roteiros, rotoscopia e produção audiovisual.

As aulas serão ministradas nos meses de outubro e novembro. Para realizar a inscrição, é preciso preencher o formulário disponível no site do evento: https://www.festivaldecaruaru.com.br/. Cada pessoa poderá escolher até duas opções de curso.

A oficina "Produção audiovisual com ênfase em locação e set de filmagem" será ministrada pela produtora Keila Sena, do Rio Grande do Norte. As aulas abordarão técnicas de pesquisa de locações para realização de produtos audiovisuais, como filmes, seriados e comerciais publicitários.

A oficina "Documentando", ministrada pelo diretor Marlom Meireles, voltará a fazer parte da programação. A capacitação contará com análises de obras cinematográficas e abordagem sobre técnicas de produção. A de "Introdução à Crítica Cinematográfica" será ministrada por Edvaldo Santos, realizador do festival. Os participantes também farão parte do júri jovem, que escolherá algumas das obras premiadas no evento.

As aulas de Roteiro serão ministradas pelo roteirista e professor Homero Mendes, abordando os elementos da produção cinematográfica, com exercícios para que os alunos possam escrever diversos textos da área, como sinopses, diálogos e escaletas.

A programação também conta com a oficina "Rotoscopia", ministrada pelo design Marcos Buccini, responsável pela identidade visual do evento. A técnica envolve a transformação de filmagens em animação, a partir da realização de ilustrações.

Confira a programação:

Oficina "Introdução à Crítica Cinematográfica"
Ministrante: Edvaldo Santos
Data: 29 de outubro a 1 de novembro
Horário: 13h às 17h
Local: Sindicato dos Empregados do Comércio de Caruaru (SINDECC)

Oficina "Produção audiovisual com ênfase em locação e set de filmagem"
Ministrante: Keila Sena
Data: 6 a 8 de novembro
Horário: 14h às 18h
Local: Hotel Center Plaza

Oficina de Rotoscopia
Ministrante: Marcos Buccini
Data: 9 e 10 de novembro
Horário: 8h às 12h e 13h às 18h
Local: EREM Professor Lisboa

Oficina "Documentando"
Ministrante: Marlom Meireles
Data: 12 a 16 de novembro
Horário: 13h às 17h
Local: Teatro Difusora

Oficina de Roteiro
Ministrante: Homero Mendes
Data: 13 a 16 de novembro
Horário: 13h às 17h
Local: Hotel Center Plaza