Cultura

Arcoverde vivencia 10ª Mostra de Música Leão do Norte

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 24/10/2018 às 11:24

Exposição "Fotosonoridades: 10 Anos de Musicalidade Pernambucana" é exibida em Arcoverde
Foto: divulgação/Sesc

A cidade de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, está vivenciado mais uma edição da Mostra de Música Leão do Norte. O evento que chega à 10° edição está em cartaz na Galeria de Arte do Sesc Arcoverde, no centro da cidade. Com entrada gratuita e visitação até dezembro, a exposição traz à tona Fotosonoridades: 10 Anos de Musicalidade Pernambucana.

Logo na entrada, os visitantes poderão conhecer um pouco mais da história da exposição através do texto da professora de música e coordenadora do Projeto, Sônia Guimarães. "Abriu espaço, reuniu sonoridades e registrou a presença de um Pernambuco diverso em sua musicalidade. Buscou-se estabelecer um elo mais sensível e atento entre os músicos e os públicos que passaram por essa experiência, constituindo assim, camadas sonoras de intimidade e fruição, de criticidade e valorização, de pertencimentos, descobertas e provocações reflexivas - afirmou a coordenadora.

Há também painéis que descrevem as principais atividades de todo músico, desde a criação da melodia à percepção de sentidos, apreciação musical e reflexões acerca da música. A mostra também conta com um mapa cronológico dos 10 anos de edição com destaque para as cidades que abrigaram esse projeto, como Garanhuns, Caruaru, Triunfo, Petrolina e Recife.

A exposição conta também com fotografias da musicalidade pernambucana. Quem for conferir a exposição poderá acompanhar também a mostra "Sonoras Tradições", em que a musicalidade de grupos de tradição de Pernambuco com raízes afro-brasileiras, indígenas e a cultura crioula são as estrelas e são contadas histórias desses grupos culturais.