Saúde

Araripina realiza dia D da prevenção ao câncer de mama

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 25/10/2018 às 12:03

Atividades acontecem ao longo do dia no Centro de Saúde Dr. José de Araújo de Lima, no centro da cidade
Foto: divulgação/Prefeitura de Araripina

A cidade de Araripina, no Sertão de Pernambuco, realiza nesta quinta-feira (25) o Dia "D" da campanha mundial de prevenção ao câncer de mama em alusão ao Outubro Rosa. As atividades acontecem ao longo do dia no Centro de Saúde Dr. José de Araújo de Lima, no centro da cidade.

A programação contará com palestras, atividades físicas, consultas médicas, exames clínicos das mamas, exames preventivos e apresentações culturais. A ação é uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com o Sesc.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Álvaro Salvador, ações como essas são capazes de alertar sobre a importância da prevenção. "O objetivo dessas ações é de chamar a atenção das pessoas para a prevenção do câncer de mama, doença que mais mata as mulheres no mundo. Estamos incentivando o autoexame das mamas, que através do toque ajuda a identificar o surgimento de cisto na região, o que pode ser um sinal de alerta para a mulher ir em busca de orientação médica", disse o secretário.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tipo mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo é o câncer de mama e cerca de 60 mil novos casos desta doença devem surgir no país somente em 2018.