Água

Brejo da Madre de Deus terá novo calendário de abastecimento

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 26/10/2018 às 10:19

Calendário de abastecimento de Brejo da Madre de Deus passou por mudanças
Foto: divulgação

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) irá realizar durante o mês de novembro um novo calendário de abastecimento no município de Brejo da Madre de Deus e nos distritos de Fazenda Nova, Itaúna e Barra do Farias, que serão abastecidos pela Barragem de Santana II.

O motivo da mudança se deve à diminuição na capacidade do reservatório. O manancial, que tem capacidade de armazenamento de 500 mil m³, está diminuindo o volume de acumulação e registra atualmente 300 mil m³.

De acordo com o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Kássio Kramer, o objetivo é conseguir manter o abastecimento até o próximo período chuvoso nesta região.

"Vamos implantar um novo calendário de fornecimento de água. No início de 2019, o abastecimento deve ser normalizado com o retorno das chuvas e, consequentemente, o aumento no volume acumulado em Santana II. Mas, a solução definitiva será a entrega do Ramal de Brejo da Madre de Deus, obra que levará água do Rio São Francisco para a região. A construção da adutora entre Belo Jardim e Brejo da Madre de Deus está em fase de execução e propiciará maior segurança hídrica às cidades, mesmo no período de estiagem", afirmou o gerente.