Frutas

Vale do São Francisco deve produzir 200 mil toneladas de manga e uva

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 26/10/2018 às 11:14

Itep realiza análise das frutas produzidas no Vale do São Francisco
Foto: divulgação/Itep

O Vale do São Francisco deve produzir quase 200 mil toneladas de manga e uva até o fim do mês de novembro. Pernambuco está na safra destas frutas, que são destinadas tanto para o abastecimento do mercado interno como para exportação. As frutas passam por uma análise de resíduos de agrotóxicos e contaminantes do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep).

Atualmente, a região do São Francisco é responsável por 99% de toda exportação nacional de uva e 85% de todas as mangas exportadas pelo País, de acordo com informações da Associação de Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport).

A análise do Itep avalia minunciosamente mais de 500 compostos, atendendo aos padrões internacionais de qualidade e rastreabilidade. Além de manga e uva, o Itep - que tem unidade em Petrolina - também recebe remessas de outras frutas, como melão e melancia. O instituto conta com o único laboratório do Brasil considerado de alto padrão pelo Food and Veterinary Office, da União Europeia.