Estado de saúde

Cirurgia de Severino Vitalino transcorreu normalmente

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 09/11/2018 às 8:09

A equipe está de prontidão para acompanhar a evolução do paciente
Foto: Agência de Notícias da Uifavip/Wyden

O artesão Severino Vitalino, de 78 anos, que está internado no Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, desde o dia 28 de outubro, após sofrer um infarto, se submeteu a uma cirurgia de revascularização, nessa quinta-feira (08).

De acordo com a assessoria do HMV, o procedimento transcorreu normalmente. Ainda segundo a assessoria, Severino seguiu entubado e com sedação para a UTI Coronariana, procedimento padrão. A equipe está de prontidão para acompanhar a evolução do paciente nas próximas 48h, conforme informou a assessoria.

Severino é um dos filhos do Mestre Vitalino, que marcou a história da arte em barro na Capital do Agreste. O artesão sofreu o infarto no mês passado, mas a suspeita só foi confirmada no dia 30 do mesmo mês, quando os médicos realizaram o procedimento de cateterismo.

Cirurgia

De acordo com a assessoria, a revascularização do miocárdio, conhecida popularmente como "ponde de safena", é um procedimento que visa aumentar o fluxo sanguíneo em locais do músculo cardíaco (miocárdio) afetados pelo estreitamento ou "entupimento" das artérias coronárias, que são responsáveis pela irrigação sanguínea do miocárdio. Ainda segundo a assessoria, este tipo de cirurgia tem duração média de 3h.