Atividades

Icia realiza ações em alusão ao Dia do Combate ao Câncer Infanto-Juvenil

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 14/11/2018 às 11:53

Icia realiza ações para o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil
Foto: reprodução/TV Jornal

O Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) promove entre os dias 19 e 23 deste mês ações em alusão ao Dia Nacional do Combate ao Câncer Infanto-Juvenil (DNCCI). Entre as atividades que serão realizadas estão: palestras, mutirão de atendimentos e uma roda de diálogos com objetivo de esclarecer dúvidas sobre a doença e seus sintomas.

O grande objetivo é alertar e orientar a população sobre a importância de um diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. Segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de nove mil novos casos de câncer infanto-juvenil são constatados por ano no País.

De acordo com a presidente do ICIA, Antônio Romão, é importante estar atento e buscar um rápido diagnóstico, além de orientar a população. "São dados alarmantes que exigem uma mobilização voltada ao diagnóstico precoce, cabe ao ICIA, concentrar esforços por meio de ações relacionadas ao DNCCI, para alertar e orientar a população. Aprender a conhecer os sintomas e entender a necessidade do diagnóstico, pode evitar que uma criança ou adolescente venha a óbito, afirmou.

Confira a programação:

19 de novembro Segunda-feira

Aulão sobre os sinais e sintomas do câncer infantil, às 9h, no auditório do ICIA

20 de novembro Terça-feira

Palestra sobre Diagnóstico Precoce para profissionais de saúde, no bairro das Rendeiras, 9h30, no salão Paroquial das Rendeiras.

21 de novembro Quarta-feira

Palestra de sensibilização e teatro sobre os sinais e sintomas. Local: Colégio Santa Clara de Assis.

22 de novembro Quinta-feira

Palestra de sensibilização e teatro sobre os sinais e sintomas. Local: Centro de Reforço Avançar, a partir das 14h30.

23 de novembro Sexta-feira

Mutirão pela vida Atendimento a crianças e adolescentes do ICIA. 9h as 16h

Roda de Diálogos Direitos Humanos do Paciente com Câncer, respeito e dignidade. Local: Auditório do Campus da ASCES-Unita, começando as 15h.

Ação com a Polícia Rodoviária Federal e voluntários fazendo entrega de panfletos sobre o diagnóstico precoce. Local: Posto Juriti, das 8h às 11h.