Operação Macambira

PF erradica 125 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 19/11/2018 às 8:14

Maconha foi incinerada durante a operação Macambira IV
Foto: divulgação/Polícia Federal
Plantios foram localizados em áreas do Sertão
Foto: divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal erradicou 125 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco durante a operação Macambira IV, realizada pela Delegacia de Salgueiro. A operação aconteceu entre 30 de outubro e 14 de novembro deste ano e contou com um efetivo de mais de 30 policiais, entre federais, civis e militares. O balanço da operação foi divulgado nesta segunda-feira (19).

Foram destruídos 125 mil pés de maconha, 73 plantios e 72 mil mudas da planta. A polícia também apreendeu 465 quilos da droga pronta para o consumo. Caso os 125 mil pés de maconha fossem colhidos e prensados, daria para produzir 42 toneladas de maconha.

Os plantios foram encontrados em algumas ilhas do Rio São Francisco e na região de Orocó, Cabrobó, Belém do São Francisco, Santa Maria da Boa Vista, além de áreas de caatinga em Salgueiro, Carnaubeira da Penha, Serra Talhada, Betânia, Parnamirim, Ibó e Floresta.

Maconha pronta para o consumo também foi apreendida
Foto: divulgação/Polícia Federal

A ação integra um plano para reduzir a produção e a oferta de maconha na região. A operação incluiu ações terrestres, aéreas e fluviais, e a equipe teve o apoio de duas aeronaves da Coordenação de Aviação Operacional, além de botes infláveis.

De acordo com a Polícia Federal, o ciclo produtivo da cannabis é acompanhado de perto pelos policiais. Quando o período da colheita se aproxima, novas ações são realizadas, evitando que a droga seja inserida nos pontos de venda de drogas. A PF afirma ainda que a droga que entra no Estado geralmente é importada do Paraguai.