Comércio

Pesquisa aponta para crescimento de 8% nas vendas de Natal de Petrolina

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 21/11/2018 às 9:17

Petrolina espera um crescimento médio de vendas de 8% para o período natalino
Foto: divulgação/CDL Petrolina

Campanha Natal da Cidade estimula compras
Foto: divulgação/CDL Petrolina

Uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, revelou que o comércio da cidade espera um crescimento médio de vendas de 8% para o período natalino.

Os setores para a pesquisa foram vestuário, brinquedos e presentes, móveis e eletrodomésticos, joias, perfumaria, material de construção, supermercado, automóveis, hotelaria e autopeças. O período é o mais esperado pelos comerciantes e a CDL e o Sindilojas de Petrolina realizam a campanha Natal da Cidade para estimular as compras. Comprando nas lojas participantes, os clientes concorrem a vários prêmios.

De acordo com levantamento realizado pela Federação das CDLs de Pernambuco, em 2018, a expectativa é que as vendas no Estado aumentem entre 2% e 3% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda segundo o levantamento, o setor que mais deve ter vendas no período é o alimentício, seguido pelo de vestuário, perfumes e cosméticos e móveis e eletrodomésticos. Os segmentos de telefonia e eletroeletrônicos também devem ter desempenhado satisfatório nas vendas de fim de ano, principalmente por causa da Black Friday.

Brasil

Nacionalmente, o Natal deve injetar R$ 53,5 bilhões na economia. A expectativa é de que mais de 100 milhões de consumidores se mobilizem para presentear alguém no fim de ano. O levantamento nacional apontou ainda que 85% dos consumidores vão pesquisar preços antes de comprar presentes e que as lojas de departamento e internet serão os principais locais de compra. A média de gastos com presentes deve ficar em R$ 116 por item.