Ação

Garanhuns realiza mutirão de cirurgias de catarata

Giliard
Giliard
Publicado em 06/12/2018 às 10:30

Mutirão irá beneficiar cerca de 400 pessoas
Foto: divulgação

A cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, vai realizar entre os dias 8 e 9 deste mês um mutirão voltado para pessoas acima dos 60 anos que necessitam de cirurgias de catarata.

Os procedimentos acontecem ao longo deste mês no Hospital Infantil Palmira Sales. A expectativa é que cerca de 400 pessoas sejam atendidas através desta ação.

Os exames laboratoriais pré-operatórios estão sendo realizados no Centro de Especialidades Luís Lessa (Cell). Segundo a Secretaria de Saúde do município, os pacientes beneficiados já estavam sendo acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A catarata é uma doença em que a visão fica opaca e ocorre em decorrência do envelhecimento. Entre os sintomas estão a visão nublada, sensibilidade à luz e a visão noturna mais fraca. A secretária da pasta, Nilva Mendes, reforçou a importância deste mutirão.

Nossa equipe já havia traçado um perfil dos pacientes que necessitam deste procedimento, que em muitas vezes tem um alto custo. Por isso, viabilizamos este mutirão, como uma melhor forma de beneficiar as pessoas que aguardavam por esse tipo de cirurgia em nossa Central de Regulação. Sem dúvidas, a nossa maior satisfação é fazer com que essa parcela da população volte a enxergar normalmente, disse a secretária.