Discurso

"Queremos mostrar o quanto essa região prospera", diz JCPM em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 13/12/2018 às 15:42

Presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça visitou instalações do SJCC Interior
Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem

A inauguração da nova sede do Sistema Jornal do Commercio Interior (SJCC Interior) foi realizada na manhã desta quinta-feira (13) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, esteve presente e destacou a história que a empresa trilhou ao longo dos anos.

Confira a íntegra do discurso:

"Há trinta anos, percorro o caminho da Comunicação. No final dos anos oitenta, o Sistema vivia uma das mais graves crises de sua história. Equipamentos defasados e sem funcionar. Jornalistas em greve e sem receber salários.

Um movimento da sociedade buscou a manutenção desse importante canal e uma luta se iniciou para que o Jornal do Commercio, a TV e a Rádio não fechassem as portas.

A partir dessa mobilização, entrei para o setor. Nascido e criado no Varejo, fui aos poucos tentando compreender o segmento.

Em meio a tantas dúvidas, nossa equipe sempre foi guiada por uma certeza: a de que com empenho, investimentos, dedicação e seriedade conseguiríamos transformar a empresa e colocá-la novamente no lugar de destaque na imprensa nacional.

Aos poucos, fomos reestruturando os veículos.

O Sistema Jornal do Commercio tornou-se um dos mais importantes conglomerados de Comunicação do Nordeste.

De forma contínua, investimos na infraestrutura e na formação de quadros.

Da década de 80 até hoje, assistimos à muitas transformações. Sempre tivemos como norte a prestação de serviço à sociedade e nos mantivemos firmes no propósito de erguer o Sistema em todas as plataformas: televisão, jornal impresso, rádio e, nos últimos anos, nas plataformas digitais.

Temos constantemente o desafio de sobreviver às mudanças da Comunicação guiados apenas por um lado: o da sociedade.

Não é uma luta fácil. Mas continuamos acreditando que dar melhor estrutura de trabalho, apoiar os profissionais, e nos manter conectados e antevendo as mudanças são as únicas formas de seguir avançando no efervescente e desafiador universo da Comunicação.

A Rádio e a TV Jornal têm potencial de alcance de sete milhões de pessoas. A TV Jornal Caruaru chega a quase 110 municípios, e pode falar para quatro milhões de pessoas.

A Rádio Jornal foi a primeira no Estado a fazer sua transmissão pela internet, rompendo todas as fronteiras para chegar até o ouvinte. O Jornal do Commercio completa, agora em 2019, 100 anos de existência celebrando a liderança no Estado.

O nosso investimento na nova sede aqui em Caruaru, uma importante cidade do Estado, é a prova de que chegamos ao dia de hoje acreditando e olhando para o futuro.

O Agreste terá ainda mais destaque dentro do noticiário do Sistema. De forma cada vez mais integrada, queremos mostrar o quanto essa região prospera, desenvolve negócios e reivindica melhorias. O Agreste como um todo cresce economicamente a taxas acima da média estadual e nacional. E o Brasil precisa ver isso.

Com cerca de 350 mil pessoas, Caruaru é a cidade mais populosa do interior do Estado e a terceira dessa região no Nordeste.

É também a de maior peso na composição do Produto Interno Bruto no interior do Estado. Funciona como polo de desenvolvimento para outras grandes e relevantes cidades.

A economia viva de Santa Cruz, o turismo e a culinária de Gravatá e de Garanhuns, e toda garra do povo do Sertão presente em locais como Serra Talhada, Arcoverde e Salgueiro, por exemplo, são peças fundamentais para o nosso jornalismo diário.

Também estamos presentes fisicamente em Pesqueira, Limoeiro, Garanhuns e Petrolina. Com essa capilaridade, cobrimos da Capital ao Sertão. O Estado de ponta a ponta.

Por acreditar na região e no futuro, nós investimos R$ 10 milhões na construção deste novo edifício e na total transformação do nosso parque tecnológico, com retransmissores digitais, tecnologia por IP, que garante mais velocidade e segurança. Os profissionais agora passam a atuar de forma ainda mais integrada. São eles que darão destaque aos fatos do Estado inteiro.

Essa é a essência da nossa existência.

Tentamos traduzir os anseios da população, mostrando todos os lados. Nem somos governo, nem somos oposição.

Somos a sociedade que deseja a correta prestação de serviço, o cumprimento das leis, e o bem comum.

E agora falamos mais forte nessa região.

Obrigado a todos."