Ranking

Limoeiro fica em 1º lugar entre municípios que melhor aplicam recursos

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 14/12/2018 às 8:26

Prefeitura de Limoeiro recebeu três prêmios e ficou em 1º lugar no ranking
Foto: Eduarda Santana/divulgação/Prefeitura de Limoeiro

A cidade de Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, ficou em 1º lugar do ranking dos municípios que melhor aplicam os recursos financeiros. A cerimônia do Prêmio Qualidade dos Gastos Públicos foi realizada na manhã dessa quinta-feira (13) na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Limoeiro ficou em primeiro entre os municípios com 50 a 150 mil habitantes. O projeto é baseado em notas calculadas por indicadores que avaliam o desempenho nas áreas de equilíbrio financeiro, investimentos e despesas sociais.

O prefeito João Luís Ferreira Filho recebeu os prêmios para Destaque em Investimentos e Destaque em Despesa Social Per Capita, o que colocou o município como primeiro lugar no ranking. "Em um momento de tanta crise e dificuldade no qual os municípios atravessam, conseguir ganhar para cidades maiores, com 150 mil habitantes, é uma satisfação e uma alegria muito grande. É gratificante para o povo, para a gestão e todos que fazem parte desse processo", comemorou o prefeito.

Prêmio Qualidade dos Gastos Públicos

A iniciativa da Diretoria de Planejamento e Articulação de Políticas vê o projeto com um instrumento de controle social para que a população tenha acesso aos resultados da aplicação das verbas públicas municipais para o bem estar da população, mensurando a evolução e estimulando boas práticas para promoção da transparência aos municípios.

De acordo com a Sudene, as prefeituras de Pernambuco foram distribuídas em quatro classes de habitantes (Até 20 mil habitantes; de 20.001 até 50 mil habitantes; de 50.001 até 150 mil habitantes; e acima de 150 mil habitantes). Para cada classe de habitantes serão premiados três prefeitos (1º, 2º e 3º lugares).