Tradição

Livraria Estudantil encerra atividades em Caruaru após 76 anos

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 28/12/2018 às 8:42

Livraria Estudantil só funciona até esta sexta-feira (28)
Foto: reprodução/TV Jornal

A livraria Estudantil, que tem 76 anos de história em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, decidiu encerrar as atividades. A livraria marcou as últimas décadas com lançamentos de livros e encontros literários. O estabelecimento era ponto de encontro para médicos, jornalistas, professores e escritores entre as décadas de 50 e 60.

Localizado na Rua Duque de Caxias, no centro, o espaço é ponto de referência para os moradores da cidade e da região. O último dia de funcionamento da livraria, que é considerado um patrimônio da cidade, será nesta sexta-feira (28). Proprietário do estabelecimento e filho do fundador, o empresário Ivan Galvão afirmou que a família está triste com o fechamento.

História

A Estudantil é uma das lojas mais antigas do comércio de Caruaru. A livraria foi fundada em 1942 por Severino Galvão Cavalcanti e funcionava no beco do Major Sinval, que agora é chamado pelo nome do estabelecimento. Em 1950, a livraria mudou-se para a Duque de Caxias, onde funciona até hoje. A empresa era revendedora da revista "O Cruzeiro", que era o carro-chefe de vendas.

O fundador, Severino Galvão, conhecido como Dr. Galvão, expandiu os negócios com a aquisição da Tipografia Leite e Silva, que funcionava na Rua Vigário Freire. Após a morte dele, o estabelecimento continuou funcionando com a gestão da família.