Ordem franciscana

Religiosa Irmã Rosália morre aos 101 anos em Caruaru

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 02/01/2019 às 10:52

Irmã Rosália faleceu aos 101 anos em Caruaru
Foto: divulgação

A religiosa Irmã Rosália faleceu na segunda-feira (31) aos 101 anos em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O corpo foi velado na Casa da Criança e sepultado nessa terça-feira (1º). Ela era a freira mais antiga da ordem franciscana da cidade e contemporânea de Frei Damião. Irmã Rosália participava das missões com o frade, que está em processo de beatificação.

Nos últimos 52 anos, a religiosa se dedicou aos trabalhos pastorais na região e morava na Casa da Criança, um dos colégios mais antigos de Caruaru. Josefa do Nascimento, conhecida como Irmã Rosália, nasceu no dia 2 de novembro de 1917, em Sirinhaém, na Zona da Mata Sul. Desde criança convivia com padres franciscanos da cidade natal. Após a morte da mãe, aos 23 anos ela ingressou na Ordem das Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus.

Em 2007, Irmã Rosália recebeu das mãos do bispo Dom Bernardino Marchió e do ex-vereador Gilberto de Dora o Título de Cidadã Caruaruense como forma de agradecimento pelos relevantes serviços sociais que a religiosa prestou a Caruaru ao longo de anos. Nos últimos quinze anos, trabalhava como sacristã da Casa da Criança, ajudava na rouparia e organizava os trabalhos dos refeitórios, além de fazer visitas diárias aos doentes e idosos, levando Jesus Cristo na Eucaristia.