Redução

Número de homicídios em Caruaru sofre queda após três anos

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 03/01/2019 às 10:45

Crimes Violentos Letais Intencionais diminuíram em Caruaru após três anos
Foto: divulgação

Após três anos consecutivos de aumento nos números de homicídios, a cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, apresentou redução nos números de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no ano de 2018. De janeiro a dezembro, foram 170 homicídios, 92 a menos do que em 2017. A redução representa mais de 30%.

No ano retrasado, foram 262 crimes de morte, número maior que em 2016, quando foram registrados 225 e 2015, quando a soma totalizou 204. No fim de 2017, Caruaru foi destaque nacional após aparecer em reportagem da Folha de S.Paulo sobre o aumento da violência no interior dos estados brasileiros.

De acordo com o especialista em segurança pública Adrielmo Moura, o planejamento e o investimento foram fundamentais para esta redução. A inauguração do 1º Batalhão Integrado Especializado (Biesp) em novembro de 2017, que aliou-se ao 4º Batalhão da Polícia Militar no combate ao crime, foi um dos fatores.

Segundo o especialista, os investimentos feitos pelo governo em qualquer área sempre irão repercutir na sociedade. "A violência é um fato social. Fato social não se muda, se ameniza", disse, em entrevista à Rádio Jornal Caruaru.

Ouça a entrevista completa com Adrielmo Moura:

Homicídio já em 2019

O primeiro homicídio de 2019 foi registrado no dia 1º de janeiro. O frade capuchinho Anderson Sobral foi morto a facadas no Parque 18 de Maio, na noite da última terça-feira (1º). A Polícia Civil investiga o caso.