Estoque baixo

Bancos de leite do interior do Estado precisam de doações

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 09/01/2019 às 8:19

Doações podem ser realizadas aos bancos de leite
Foto: Miva Filho/divulgação/SES

Os bancos de leite públicos do interior de Pernambuco estão precisando de doações. De acordo com a Secretaria de Saúde (SES), a situação mais crítica é a do Hospital Dom Malan, em Petrolina, no Sertão. Atualmente, há apenas dois litros de leite do estoque, quantidade suficiente para um único dia. No Hospital Jesus Nazareno (Fusam), há 16 litros e o consumo diário é de um litro.

O leite materno é considerado um dos alimentos mais importantes para o ser humano. A bebida tem todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável da criança e funciona como um fator de proteção para doenças. Para crianças que nascem prematuras ou com baixo peso, o leite materno é ainda mais indispensável.

Bebês prematuros e de baixo peso precisam mais ainda do leite materno
Foto: Miva Filho/divulgação/SES

As mães interessadas em doarem o leite excedente devem entrar em contato, via telefone, com as unidades de saúde: Hospital Jesus Nazareno - (81) 3719.9338 e Hospital Dom Malan - (87) 3202.7000. É possível retirar o leite na própria unidade ou combinar a busca na casa da doadora. Não há quantidade mínima estabelecida para doação.

Retirada do leite

Para retirar o leite da mama, a indicação é que a mãe use um lenço para proteger a boca e a cabeça, além de higienizar as mãos antes de iniciar o processo. O produto deve ser armazenado em potes de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou café. O papel que vem na parte interna da tampa precisa ser retirado antes de todo o processo. Para higienizá-los, deve-se lavá-los em água corrente e com sabão neutro. Em seguida, colocá-los em uma panela com água e levá-los ao fogo. Os recipientes devem ficar na água mais 15 minutos após esta ferver.