Agenda

Paulo Câmara visita unidades de segurança de Caruaru nesta terça

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 15/01/2019 às 7:56
NOTÍCIA
Leitura:

Visita ao 1º Biesp está na agenda do governador Paulo Câmara
Foto: Hélia Scheppa/SEI/divulgação

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), cumpre agenda nesta terça-feira (15) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Na cidade, o governador concede entrevista coletiva, às 9h30, sobre o balanço dos resultados do Pacto Pela Vida na escola técnica estadual (ETE) Ministro Fernando Lyra, na BR-232. Na reunião, serão apresentadas novas estatísticas sobre roubos e homicídios, referentes ao ano de 2018.

À tarde, às 15h, Paulo Câmara visitará a 14ª Área Integrada de Segurança (AIS-14), na BR-104, que reúne unidades da Polícia Civil e o 4º Batalhão da Polícia Militar. De acordo com o Governo do Estado, o complexo, que funciona 24 horas, já atendeu 3.687 ocorrências desde o dia 13 de agosto de 2018, quando foi inaugurado oficialmente.

O espaço é dividido em três prédios, onde funcionam a Diretoria Integrada do Interior 1, a Delegacia Seccional de Caruaru, a Divisão de Homicídios do Agreste, duas delegacias de Homicídios (a 19° e 20°), a 90° Delegacia Circunscricional e o plantão 24h, além do 14° BPM. As estruturas abrigam 115 policiais civis.

Para o Governo de Pernambuco, o complexo contribuiu para que Caruaru registrasse uma das melhores taxas de resolução de crimes do Estado, com 106 dos 169 inquéritos que investigam mortes violentas solucionados e remetidos à Justiça (taxa de resolução de 62,72%).

Ainda de acordo com o Governo, as novas instalações permitiram que imóveis alugados para o funcionamento das delegacias fossem devolvidos, representando uma economia anual de R$ 48 mil nos cofres públicos.

A agenda de Paulo encerra na sede do 1º Batalhão Integrado Especializado (Biesp), onde o governador comanda, a partir das 15h30, solenidade de comemoração do primeiro ano do batalhão, inaugurado em novembro de 2017. O Biesp reúne cinco unidades especializadas da PM: a Ronda Ostensiva com o Apoio de Motocicletas (Rocam), a Radiopatrulha, o BPChoque, o CIPCães e o Policiamento de Trânsito.

Números positivos

A unidade policial com 308 policiais militares atende 109 municípios que fazem parte da Dinter 1, que totalizam cerca de 3 milhões de habitantes. Segundo o Governo, a atuação do batalhão foi fundamental para a redução dos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) registrados em Caruaru no ano passado.

Em 2018, Caruaru apresentou queda no número de homicídios após três anos de alta. O número representa cerca de 35% de queda em relação a 2017. No total, foram 169 ocorrências de CVLI registradas nos últimos 12 meses, contra 262 no ano anterior. Já com relação aos CVPs, a redução foi de 42% em relação a 2017.

Mais Lidas