FESTA DE ANIVERSÁRIO

Crianças fãs do caminhão de lixo convidam coletores para festa de aniversário

Giliard
Giliard
Publicado em 16/01/2019 às 14:25

João e Theo comemoram os aniversário de 5 e 3 anos com os amigos coletores de lixo.
Foto: Cassiano Rosario / Gazeta do Povo/Jéssica Carsoli

O que você espera de crianças entre três e cinco anos? Que gostem de desenhos animados pode ser uma resposta provável. Contudo, Theo Schlemper, 3 anos, e João Maurício da Silva Santos, 5 anos, preferem heróis reais. Os meninos admiram tanto o trabalho realizado pelos coletores de lixo que comemoraram seus aniversários dentro dessa temática.

Theo e João moram no mesmo bairro, em Campo de Santana, Curitiba, mas não se conhecem. Mesmo assim, compartilham da emoção de largar tudo que estão fazendo para acompanhar as atividades de quando o caminhão de lixo passa na rua de casa. O Theo já saiu correndo pelado do banho só para ir cumprimentar os amigos, como ele chama os coletores aqui do bairro, lembra Valeria Schlemper, de 30 anos, mãe da criança de três anos.

Já o João, mesmo quando está passeando com a mãe, presta atenção para cumprimentar os amigos coletores caso passem no caminhão. Ele [a criança] sabe quem é o motorista e a equipe de coletores. Sabe até os apelidos deles, conta Amanda Silva, de 26 anos, mãe do João.

O que seria da cidade sem essas pessoas?

As responsáveis pelas crianças acompanham essa admiração há um bom tempo, mas não sabem explicar como tudo começou. Além de pedir para a mãe levá-lo para a central dos caminhões de lixo para visitar os coletores, João foi o primeiro a usar a roupa de coletor de lixo. Ele ganhou o uniforme de um parente e, como era grande demais, a avó ajustou.

Esses dias, em uma loja de brinquedos, ele até questionou a vendedora de por que não tinha bonequinhos de coletores para ele brincar, só de super-heróis, diverte-se Amanda. Tenho muito orgulho desse carinho do meu filho pelo pessoal da limpeza pública. O que seria da cidade sem essas pessoas, que fazem um trabalho que não é agradável, que é tão estigmatizada por lidar com lixo. Fico muito feliz que o meu filho leva um pouco de alegria para a rotina pesada deles, conta Valéria, mãe de Theo.

Festa temática: Coleta de lixo

Os dois meninos pediram que suas festas de aniversário fossem em homenagem aos coletores de lixo. Valéria, mãe de Theo, conta que não iria organizar uma festa para o filho porque estava sem condições, mas depois que o garoto foi presentado pelos coletores com um caminhãozinho de brinquedo igual ao que eles trabalham, as coisas mudaram.

Depois dessa atitude dos meninos [coletores] de darem o caminhãozinho para ele, decidimos não só fazer a festa e convidá-los, como o tema foi coleta de lixo, lembra. A comemoração de três anos de Theo, dia 21 de dezembro, teve decoração com caminhãozinho de coleta, sachês em formato de sacos de lixo, boneco de feltro de coletor no topo do bolo e fotos do menino com os funcionários da limpeza pública. Além disso, também contou com a presença de três coletores que fizeram questão de parabeniza-lo.

A festa de João será no próximo domingo (20), duas equipes da limpeza pública, em um total de nove coletores, participarão da comemoração. Foi o próprio João que convidou os coletores. Ele tem até um grupo de Whatsapp para conversar com eles, reforça Amanda. O garoto completou cinco anos no dia 5 e recebeu alguns coletores em casa, que pausaram seus trabalhos só para abraçar João.

Via Blog o Viral