Segurança pública

Cidade do interior de Pernambuco não registra homicídio desde 2016

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 25/01/2019 às 15:40

Salgadinho, de 11 mil habitantes, não tem problemas com a segurança pública
Foto: reprodução/TV Jornal

A cidade de Salgadinho, no Agreste de Pernambuco, é uma das seis do Estado que não registrou nenhum crime violento letal intencional (CVLI) no ano de 2018. O último homicídio registrado no município de 11 mil habitantes aconteceu em 2016.

A tranquilidade dos moradores causa até estranheza nas pessoas de fora que visitam o município. "Qualquer hora da noite eu posso andar e ninguém 'bole' [mexe] comigo não", conta a aposentada Rosenira Conceição.

O comerciante Magno Marques não tem medo de deixar os produtos expostos do lado de fora da loja. "Aqui o pessoal não mexe, é todo mundo conhecido", conta.

Comerciante deixa produtos do lado de fora da loja sem preocupação
Foto: reprodução/TV Jornal

O delegado Josinaldo Correia atribui o resultado positivo ao trabalho integrado entre as polícias Civil e Militar na cidade. "É um somatório de atribuições que nos leva a conseguir exatamente esse nível de crime, que é muito baixo na cidade", avaliou.

O major Fabiano Pereira também vê a população como aliada. "A sociedade é um fator primordial no alcance das nossas metas e objetivos. A população de Salgadinho se destaca sempre ao lado da Polícia Militar, da paz e da segurança pública".

Outras cidades

Os demais municípios pernambucanos que não registraram nenhum crime de morte em 2018 foram Brejinho, Calumbi, Quixabá, Santa Cruz e Serrita, no Sertão, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Veja na reportagem do "Por Dentro", da TV Jornal Interior: