DESAFIO

Cheirar pizza por 2 minutos pode ajudar a resistir a junk food

Giliard
Giliard
Publicado em 04/02/2019 às 11:11

Cheirar pizza por 2 minutos pode ajudar a resistir a junk food
Foto: Reprodução/Internet

Você é o tipo de pessoa que come com os olhos? Não fique tímido em responder com sinceridade. Afinal, quando o assunto é comida gostosa, muitas pessoas são influenciadas pela aparência e o aroma na hora da refeição. No entanto, há um estudo publicado pelo Journal of Marketing Research que aborda uma técnica para driblar o impulso e seguir firme na dieta. De acordo com a pesquisa, dois minutos de aromatizante podem ajudar a combater a compulsão por alimentos gordurosos. Isso porque o cérebro não diferencia necessariamente a fonte do prazer sensorial.

O principal autor do estudo, o professor Dipayan Biswas, explica: o perfume ambiente pode ser uma ferramenta poderosa para resistir aos desejos por alimentos indulgentes. De fato, estímulos sensoriais sutis como aromas podem ser mais eficazes em influenciar as escolhas alimentares de crianças e adultos do que políticas restritivas.

Os cientistas expuseram os participantes do estudo ao aroma de morangos ou maçãs e de biscoitos ou pizza. Aqueles que cheiraram por menos de 30 segundos ficaram mais propensos a comer os alimentos gordurosos. No entanto, se o comportamento de cheirar durasse mais de dois minutos, os participantes escolhiam as frutas para consumo. Em literaturas anteriores, pesquisadores alegavam que apenas um cheiro de comida frita, hambúrguer ou pizza era suficiente para fazer as pessoas comprarem junk food.

Via Blog Vida Fit