Clima

Chuvas atingem cidades do Agreste nesta quarta-feira

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 06/02/2019 às 8:56

Chuvas deixaram ruas de Limoeiro alagadas
Foto: Rádio Jornal Limoeiro

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso hidrometeorológico indicando a possibilidade de chuvas com intensidade moderada a forte para a Mata Norte e Sul, Agreste e Região Metropolitana do Recife (RMR).

Algumas cidades do Agreste registraram chuvas entre a tarde dessa terça-feira (5) e a noite desta quarta (6). Em Limoeiro, choveu de forma moderada durante a madrugada, mas a manhã desta quarta-feira (6) está mais tranquila. As chuvas deixaram diversos pontos de alagamentos na cidade.

Durante o fim da manhã e início da tarde de terça-feira (5), foram aproximadamente 50 minutos de chuva torrencial. O centro comercial e o corredor bancário da cidade foram tomados pela água. Na Rua da Alegria e na Avenida Severino Pinheiro, também no centro, o retorno da água das galerias dificultou a passagem dos veículos e a saída dos alunos das escolas.

Ruas de Limoeiro ficaram alagadas após as chuvas
Foto: Rádio Jornal Limoeiro

O muro de uma escola municipal construído em cima de um aterro desabou. O mesmo aconteceu com o muro do condomínio do programa Minha Casa, Minha Vida. Apesar dos transtornos, não houve feridos.

Nos loteamentos mais afastados do centro, a água invadiu diversas casas e gerou prejuízos para os moradores. O secretário executivo de obras urbanas, Rodrigo Melo, garantiu que o serviço de limpeza preventivo dos bueiros e canais foi realizada e a equipe segue nas ruas de prontidão.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), choveu em seis horas mais do que o previsto para todo o mês de fevereiro em Limoeiro. Foram 68,8 milímetros de chuva, quando o esperado para o mês era 64,1 mm.

Em Garanhuns, choveu no fim da tarde dessa terça-feira (5). A previsão para esta quarta-feira (6) é de chuvas a partir do período da tarde. A Secretaria de Serviços Públicos informou que dois caminhões e técnicos estarão à disposição para atender a possíveis ocorrências em áreas de risco. Em Caruaru, foram registradas pancadas de chuva isolada.

Em Pesqueira, a procissão de Santa Águeda, padroeira da cidade, terminou com chuvas na tarde dessa terça-feira (5). Foram cerca de 7 mm a 11,5 mm na zona urbana e 74 mm na aldeia de Novo Cajueiro, na zona rural. No Sítio Caldeirão, onde está uma das barragens que abastece a cidade, foram 50 mm de chuvas. No Sítio Corredor, localizado no distrito de Jenipapinho, em Alagoinha, foram 70 mm de chuvas. Já no Sítio Maniçoba, em Poção, foram 25 mm de precipitação.

Em Venturosa, também no Agreste, o rio que corta a cidade e o Sítio Serra do Tará ficou cheio. Veja:

Defesa Civil pode ser acionada em emergências

Em caso de emergências, a população deverá seguir as orientações da Defesa Civil de cada município. A Defesa Civil disponibiliza o número 199 ou a Central 24h (81) 3181.2490.