Operação

PF investiga fraudes em licitações para construção de unidades de saúde em Agrestina

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 21/02/2019 às 8:03

Mandados estão sendo cumpridos em Agrestina, Garanhuns e Brejão
Foto: WhatsApp/TV Jornal Interior

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (21) a Operação Pescaria I, que tem como alvo suspeitos de integrar uma suposta quadrilha especializada em fraudes de licitações na cidade de Agrestina, no Agreste de Pernambuco. A ação, realizada com o apoio da Controladoria-Geral da União, tem o objetivo de cumprir três mandados de prisão temporária e quatro de busca e apreensão.

Os processos licitatórios alvos de investigação envolveriam a contratação de uma suposta empresa de fachada para a construção de unidades básicas de saúde, custeadas com recursos do Ministério da Saúde.

De acordo com a Polícia Federal, a empresa seria pertencente a um dos integrantes do esquema e não teria capacidade técnico-operacional. Em consequência, a execução das obras seria realizada por um terceiro desqualificado, também integrante do esquema criminoso. O grupo também é investigado pela prática de atos de ocultação e dissimulação dos recursos envolvidos nas fraudes.

Crimes investigados

A investigação começou em novembro de 2018 e os crimes sob apuração são os de fraude à licitação, associação criminosa, falsidade ideológica, peculato e lavagem de dinheiro. As penas para estes crimes podem chegar a 46 anos de reclusão, além do pagamento de multas.

A operação conta com a participação de 48 policiais federais, além de servidores da CGU. Os mandados estão sendo cumpridos em Agrestina, Garanhuns e Brejão, todas cidades do Agreste pernambucano.