Manifestação

Índios da tribo Xukuru protestam na BR-232, em Pesqueira

Um grupo de índios do povo Xukuru realiza um protesto na manhã desta quarta-feira (27) nas proximidades do Povoado de Ipanema, na BR-232, em Pesqueira.

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 27/03/2019 às 8:54
Índios realizam bloqueio na BR-232, em Pesqueira
Foto: WhatsApp/Rádio Jornal Pesqueira

Um grupo de índios do povo Xukuru realiza um protesto na manhã desta quarta-feira (27) nas proximidades do Povoado de Ipanema, na BR-232, em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. O ato faz parte de uma mobilização nacional contra a municipalização da saúde indígena proposta pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

A proposta do governo é acabar com a Secretaria Especial da Saúde Indígena (SESAI) ligada ao Ministério da Saúde do Governo Federal. Os índios acreditam que, caso isto aconteça, haverá um genocídio da população indígena.

"Não é no município que a diversidade no atendimento será assegurada. O nosso modelo foi construído com princípios e diretrizes que garantem o respeito a diversidade dos povos e territórios indígenas e garantem a participação do controle social para que as comunidades possam acompanhar, fiscalizar e contribuir com a execução da política nacional de saúde", diz nota publicada no site da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

Os grupos indígenas também protestam contra a retirada da Fundação Nacional do Índio (Funai) do Ministério da Justiça, entre outros.

Outros bloqueios

Além de Pesqueira, estão acontecendo protestos de indígenas no quilômetro 11 da BR-428, em Cabrobó; no quilômetro 145 da BR-110, em Ibimirim; e no quilômetro 453 da BR-232, em São José do Belmonte.