Abastecimento

Sertão: Barragem de Marrecas, em Custódia, sai do colapso

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 04/04/2019 às 8:46

A Barragem de Marrecas, em Custódia, conseguiu acumular 3% do volume total
Foto: divulgação/Compesa

A Barragem de Marrecas, localizada em Custódia, no Sertão de Pernambuco, conseguiu acumular 3% do volume total da capacidade de armazenamento, que representa cerca de 636 mil metros cúbicos de água, de um total de 21 milhões. Apesar do volume baixo, o aumento do nível foi comemorado pelos moradores da região do Moxotó, uma vez que o reservatório estava em colapso desde o mês de outubro do ano passado.

Com o volume acumulado, os técnicos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já estão trabalhando para retomar a operação do Sistema Marrecas, que realiza a captação e tratamento de água que vem da barragem. Atualmente, metade dos bairros de Custódia é atendida pelos poços da Vila de Fátima. A outra metade, composta pelos bairros Pindoba, Cohab, Estrela do Norte, Rodoviária, Redenção e São José é abastecida através de caminhões-pipa e caixas comunitárias.

A expectativa da Compesa é poder ampliar a cobertura de distribuição de água por meio da rede de abastecimento nestes bairros. Com o volume acumulado, é possível assegurar que os moradores irão receber água nas torneiras durante quatro meses dentro do rodízio atual, que é de dois dias com água e 24 sem.

Para regularizar o abastecimento de água na cidade, uma obra está sendo realizada para triplicar o volume de água distribuído na cidade a partir da Transposição do Rio São Francisco. A Adutora de Custódia terá 23 quilômetros de extensão e 400 milímetros de diâmetro, construída às margens da BR-232, que irá interligar o Canal da Transposição até a Estação de Tratamento de Água da cidade. A ETA terá a capacidade de tratamento ampliada de 32 para 82 litros de água por segundo. O investimento é de R$ 31 milhões e a previsão de conclusão é abril de 2020.