Polícia Civil

Investigado, chefe da Polícia Civil de PE deve deixar o cargo

Giliard
Giliard
Publicado em 08/04/2019 às 10:00

Chefe da Polícia Civil foi alvo de críticas por usar carro oficial em passeio.
Foto: JC Imagem/Arquivo

A Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) avançou nas investigações relacionadas ao chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Kehrle Amaral, que usou um carro oficial para ir à praia com a família, em fevereiro deste ano. Após uma investigação preliminar colher provas, uma portaria publicada na sexta-feira (05) determinou a abertura de uma Sindicância Administrativa Disciplinar (SAD) para avaliar a conduta do delegado. Para policiais civis ouvidos pelo Ronda JC, a situação de Joselito à frente da chefia da Polícia Civil ficou insustentável.

Nos bastidores da Polícia Civil, há informações extraoficiais de que ele deve deixar o cargo. Delegados e agentes ouvidos relataram que as imagens comprovam que Kehrle descumpriu a lei ao usar um veículo oficial num momento de lazer. Todos são unânimes em afirmar que se tratou de um ato de improbidade administrativa. Alguns disseram até que ele pode ser obrigado a indenizar o Estado por danos ao erário público. Mas tudo isso dependerá do entendimento da comissão de sindicância da SDS.

As punições administrativas podem variar entre advertência, suspensão, multa e até demissão. Os policiais ouvidos em reserva não acreditam que o delegado sofrerá a punição máxima, mas questionam o porquê dele ainda não ter sido afastado do cargo. Como chefe da Polícia Civil, ele deveria dar exemplo. Ele cometeu uma falha grave, mas a SDS não teve um posicionamento firme, comentou um dos policiais.

Caso confirmado o afastamento de Joselito, o delegado Neemias Falcão (atual subchefe) deve assumir o posto de número 1. Há, inclusive, uma torcida interna para que isso aconteça, pois o subchefe é considerado um profissional correto e dedicado à Polícia Civil.

O VÍDEO

Joselito Amaral foi filmado deixando a orla de Boa Viagem com a família.
Foto: Reprodução/WhatsApp

Joselito Kehrle foi filmado usando um carro oficial em um momento de lazer na praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Nas imagens, que circularam nas redes sociais, o delegado aparece entrando no carro após sair da orla. Mais à frente, em trajes de banho, aparecem a esposa, que é policial civil e jornalista, e a filha de Joselito. As duas também entram no veículo, que é locado para a Polícia Civil.