Cultura

Abertas as inscrições para o 3º Encontro de Cinema e Educação em Taquaritinga

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 09/04/2019 às 11:01
NOTÍCIA
Leitura:

Evento faz parte da programação do 12º Curta Taquary,
Foto: divulgação/Curta Taquary

Estão abertas as inscrições para o 3º Encontro de Cinema e Educação. O evento acontecerá na Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte, Agreste pernambucano, no dia 25 deste mês, das 8h às 17h. A inscrição é gratuita e será voltada para professores, estudantes, arte-educadores, cineastas, cineclubistas e pessoas interessadas no tema. O evento faz parte da programação do 12º Curta Taquary, que acontecerá na cidade entre os dias 22 e 27 de abril.

A programação irá contar com apresentações de curtas e duas mesas de debate. "Cinema e ensino: da produção à exibição e reflexão", é o tema da mesa que acontecerá das 9h às 12h. Já à tarde, a partir das 13h30, tem a mostra de curtas dos projetos que os palestrantes estão envolvidos. Às 14h30 tem mais uma mesa que vai debater sobre "Identidades étnico-raciais: a contribuição audiovisual".

A segunda mesa, que começa às 14h30, traz temas ligados ao tema central do Curta Taquary, que em 2019 é "Ancestralidade e a Formação do Povo Brasileiro". Na mesa sobre "Identidades étnico-raciais: a contribuição audiovisual" há representantes de comunidades indígenas que trabalham com audiovisual, pesquisadores e produtores. O realizador indígena, Bruno Matos Fulni-ô, e a pesquisadora Iris Regina serão participantes.

O encontro irá oferecer uma reflexão crítica sobre as possibilidades de uso e de linguagem, respeitando as especificidades étnico-raciais, estimulando outras expressões artísticas e questionando novas colonizações e genocídios culturais em curso.

Mais Lidas