MERCADO DE TRABALHO

Estabelecimentos estão imprimindo currículo de graça para desempregados

Giliard
Giliard
Publicado em 12/04/2019 às 16:20

Foto: Copy Mar / Facebook

Em tempos difíceis, a empatia ao próximo faz toda diferença. Recentemente, uma nova corrente do bem chegou ao Brasil: estabelecimentos estão imprimindo de graça currículos para as pessoas que estão sem emprego e procurando por trabalho. Uma ideia que já se espalhou pelo Brasil e conta com vários exemplos de solidariedade.

Não se sabe ao certo quando a novidade começou por aqui. Nos EUA, o movimento deu inicio em 2016 quando algumas empresas liberaram a impressão de 5 cópias em preto e branco, em folha sulfite simples, de currículos com até duas páginas.

Corrente do bem

Por aqui, a iniciativa também tem funcionado. Desde a semana passada uma copiadora de Sobradinho, a 25 km de Brasília, está fazendo a promoção e já imprimiu currículos para 50 pessoas, por exemplo. Cada cópia custa 50 centavos. Vezes cinco, o valor fica em R$ 1,50. Parece pouco, mas faz diferença no bolso de quem está desempregado.

Marcelo Pereira da Silva, responsável pela copiadora Copy Mar, em Vila Velha, Espirito Santo, também fez o mesmo. Ele postou uma foto de um cartaz que dizia Desempregados: imprimimos gratuitamente até 7 cópias de um currículum, em pouco tempo a postagem teve mais de 2 mil compartilhamentos.

Outros exemplos

A força para os desempregados também veio de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Para Daniele Alves, desempregada há 8 meses, e beneficiada com o movimento, a iniciativa gera gratidão e um retorno super positivo também para os estabelecimentos. Quando arrumar emprego, eles pedem copias dos documentos, vou vir imprimir aqui, porque ele me deu oportunidade de imprimir meu currículo de graça, contou.