NOTRE-DAME

Incêndio atinge Catedral de Notre-Dame, em Paris

Giliard
Giliard
Publicado em 15/04/2019 às 15:20

O incêndio está "Potencialmente ligado" ao trabalho de reformas da construção, segundo o corpo de bombeiros
Foto: Reprodução / Twitter

Um incêndio foi reportado nesta segunda-feira e confirmado pelo corpo de bombeiros na emblemática catedral de Notre Dame, localizada na Île de la Cité, em Paris. A tragédia está "Potencialmente ligada" ao trabalho de reformas da construção, segundo o corpo de bombeiros, e já destruiu todo o pináculo do monumento.

Inicialmente relatado por usuários na redes sociais, o incêndio, cuja gravidade ainda está para ser determinada, logo tomou conta do sótão da catedral e atinge toda a estrutura do telhado, segundo o Porta-voz de Notre Dame - o monumento histórico mais visitado da Europa.

"Um incêndio terrível está acontecendo na Catedral de Notre-Dame. Os bombeiros de Paris estão tentando dominar as chamas, e nós fomos ao local em estreita conexão com a diocese de Paris. Eu peço a todos que respeitem o perímetro de segurança", escreveu a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, em seu perfil oficial do Twitter.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também tweetou sobre o assunto. "É tão horrível ver o enorme incêndio na catedral de Notre-Dame em Paris. Talvez possam usar aviões-tanque para apagá-lo. É preciso agir rapidamente!", escreveu.

A polícia isolou a área e está retirando os muitos turistas que estavam dentro do monumento.

De acordo com o porta-voz da Notre-Dame, o fogo começou no fim da tarde, horário local.

Notre Dame

A Catedral de Notre Dame de Paris foi construída entre 1163 e 1245 na Île de la Cité, Ilha da Cidade em português. Ela é uma das catedrais góticas mais antigas do mundo. O nome significa Nossa Senhora e é dedicada à Virgem Maria. Cerca de 13 milhões de pessoas visitam ao ano, ela é o monumento histórico mais frequentado da Europa.

Ela já recebeu, em seus oito séculos de história, várias reformas. Sendo a mais importante em meados do século XIX

Em Notre Dame foram realizados importantes acontecimentos, entre os quais vale destacar a coroação de Napoleão Bonaparte, a beatificação de Joana DArc e a coroação de Henrique VI da Inglaterra.

Mais informações em instantes.