SAMU

Enfermeiro do Samu canta para idoso com Alzheimer e viraliza

Giliard
Giliard
Publicado em 16/04/2019 às 15:52

Foto: Reprodução/ Facebook

Para Flávio Vitorino Costa, de 55 anos, a música sempre foi algo muito importante na sua vida. Não é à toa que mesmo atuando há 10 anos em uma outra área profissional, como enfermeiro do Samu, no Distrito Federal, a paixão pela música não ficou para trás. Recentemente, um vídeo em que o enfermeiro aparece cantando para um idoso com Alzheimer, percorreu as redes sociais. Um gesto sensível e gentil que cativou a atenção de mais de 2,7 mil internautas.

Há 34 anos sendo enfermeiro, Flávio descobriu a música como uma ótima ferramenta para facilitar a realização de procedimentos, muitas vezes doloridos. Ele canta para distrair os pacientes e afirma, Cantar e fazer o paciente sorrir é o melhor remédio. Ele esquece da dor, gera endorfina e cria empatia por você, por mais que saiba que vai sofrer..

Atendimento humanizado

No vídeo em questão, ele conta foi deslocado para atender o senhor Wilson, um idoso que se queixava de dor na caixa torácica e estava com suspeita de infarto. Em dado momento, o paciente disse que talvez as dores fossem consequência do seu costume de jogar bola na juventude. Perguntado por Flávio o que ele mais gostava de fazer quando mais novo, o idoso respondeu que gostava de cantar bolero. Eu pedi pra ele cantar um, ele disse que não se lembrava de nenhum Aí eu cantei pra ele e o condutor André fez a filmagem, contou.

Aos poucos, o idoso foi se lembrando da música e o vídeo dos dois cantando juntos foi comovente. Eu estou absolutamente bestificado com tudo isso. Jamais esperaria uma repercussão dessas, disse Flávio.

Confira o vídeo: