EXONERAÇÃO

Bolsonaro exonera Secretário Nacional de Esportes, após pressão por resultados na Câmara dos Deputados

Giliard
Giliard
Publicado em 18/04/2019 às 17:24

Felipe Carreras
Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro exonerou, nesta quinta-feira (18), o secretário nacional de Esportes, o General Marco Aurélio Vieira.

A demissão do principal nome do setor no governo vem após críticas do deputado federal pernambucano Felipe Carreras, na última semana, na Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados.

Carreras era um dos nomes do PSB para a disputa da Prefeitura do Recife, ao lado do deputado federal João Campos, do PSB. Na semana passada, Carreras já havia elogiado Bolsonaro pela questão da flexibilização do visto de várias nacionalidades, ajudando o setor de turismo,

De acordo com o parlamentar, neste episódio da demissão do secretário, sem apresentar nenhuma ação nos primeiros 100 dias do governo e sem planejamento para os próximos meses e anos, a pasta parecia abandonada.

Tanto que, dos quatro secretários da secretaria nacional, apenas um foi nomeado até o momento, o coronel Ronaldo Lima, que está à frente da Secretaria de Futebol.

A ausência de iniciativas na área esportiva fez com que o deputado Felipe Carreras apresentasse um requerimento à Comissão do Esporte convidando o ministro da Cidadania, Osmar Terra, onde está a Secretaria Nacional de Esportes, e o general Marco Aurélio Vieira para uma audiência pública.

Segundo eles, a intenção é que eles pudessem explicar o que está sendo feito e o que ainda será realizado pela gestão no setor.

Carreras informou que, na quarta-feira, no dia da votação do requerimento, o próprio Osmar Terra tentou contato com o parlamentar pernambucano diversas vezes para conversar sobre o requerimento antes de ele ir a votação.

Nós nunca ficamos felizes com esse tipo de exoneração. Ficaríamos felizes se eles tivessem realizando uma boa gestão e o esporte brasileiro estivesse crescendo. Porém, a saída do general Marco Aurélio apenas confirma o que falei na última semana, que existia algo muito estranho na secretaria de Esportes do Governo Federal. É impossível você passar 100 dias sem apresentar nenhum resultado, principalmente no início da gestão, quando tudo precisa ser muito célere para que o povo possa ver o trabalho. Ou ele não estava sabendo conduzir a pasta ou não permitiram que ele conduzisse, afirmou Felipe Carreras.

A expectativa agora é para saber quem será nomeado como secretário.

É preciso priorizar o esporte. Já perdemos o ministério e não podemos perder mais nada. O que precisamos entender é o papel social do esporte. Investindo no esporte nós teremos condições de diminuir a criminalidade e estaremos ensinando conceitos básicos como respeito, disciplina e hierarquia às nossas crianças e adolescentes. Isso sem falar das Olimpíadas, que serão realizadas no próximo ano e ninguém fala sobre o assunto, afirmou Carreras.