Uvas

Parceria entre IF Sertão-PE e vinhedo produz primeira safra de vinhos

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 19/04/2019 às 17:15

Processo de elaboração da bebida foi acompanhado por estudantes do curso de Viticultura e Enologia do campus
Foto: divulgação/IF Sertão

Uma parceria entre o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), em Petrolina, e o vinhedo na Chapada Diamantina produziu a primeira safra de vinhos. O acordo de cooperação técnica e científica, firmado entre o câmpus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, através da Escola do Vinho, com um vinhedo em Morro do Chapéu (BA), região da Chapada Diamantina, alcançou sua primeira safra de vinhos.

Através da parceria, foi realizada a vinificação de quatro variedades de uva: malbec e syrah (tinto); sauvignon blanc e viognier (branco). Todo o processo de elaboração da bebida foi acompanhado por estudantes do curso de Viticultura e Enologia do campus.

A Chapada Diamantina iniciou o plantio de uvas viníferas através de um projeto experimental, há cerca de dez anos. A primeira safra resultado da parceria foi elaborada na Escola do Vinho, chegando à conclusão nesta quinta-feira (18) com o engarrafamento da bebida, sendo ao todo 1.500 garrafas. A produção inicial será destinada à realização de degustações, com o objetivo de incentivar o enoturismo na região da Chapada, bem como o trabalho realizado em parceria com o IF Sertão-PE.