Audiovisual

Curta Taquary começa nesta segunda em Taquaritinga do Norte

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 22/04/2019 às 15:44

Curta Taquary começa nesta segunda-feira em Taquaritinga do Norte
Foto: divulgação/Curta Taquary

O 12º festival de curtas, o Curta Taquary, começa nesta segunda-feira (22), em Taquaritinga do Norte, no Agreste pernambucano. A edição acontecerá entre os dias 22 e 27 de abril. Além da exibição de filmes, o festival conta com oficinas, encontros de cinema e educação, debates, lançamentos de livros, exposições e apresentações musicais. Serão 90 trabalhos exibidos nas sete mostras competitivas e nove mostras paralelas.

O tema deste ano do festival é "Ancestralidade e a formação do povo brasileiro". Por isto, haverá uma sessão chamada de resistências indígenas com apresentações de nove curtas. Haverá ainda uma mesa intitulada "Identidades étnico-raciais: a contribuição audiovisual", com a participação de Bruno Fulni-ô, professor indígena e produtor audiovisual desde 2013.

"O Curta Taquary tem o objetivo de difundir obras brasileiras de curta metragem para o Agreste pernambucano, tendo espaço para formação, reflexão e produção", explicou um dos produtores do evento, Alexandre Soares.

Ao todo, 19 estados brasileiros, das cinco regiões, estarão representados. Produções do Chile, Bolívia, Colômbia, Venezuela, México, Canadá e Líbano farão parte da programação. Uma novidade do 12º Curta Taquary é a presença de um longa-metragem.

As atividades do Curta Taquary serão realizadas na praça Otto Sailler, Câmara de Vereadores, escolas públicas, salão paroquial e salão do Hotel Jorge Eduardo. Toda programação é aberta ao público.