Saúde

Dia do uso racional de medicamentos é celebrado com ação em Caruaru

Giliard
Giliard
Publicado em 07/05/2019 às 10:20

A ação acontece até as 12h
Foto: Divulgação

No dia 5 de maio foi comemorado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Para celebrar a data, a Secretaria de Saúde de Caruaru, através da Gerência de Assistência Farmacêutica (GAF), realiza uma Ação Farmacêutica nesta terça-feira (7).

O evento oferece uma manhã de atividades dedicadas à saúde das pessoas e está sendo realizado no estacionamento do Centro de Saúde Ana Rodrigues, no bairro São Francisco, em Caruaru, no agreste pernambucano, até às 12h. No local, a população pode desfrutar de palestras, consulta com orientação sobre o uso racional de medicamentos, aferição de pressão arterial, avaliação de pele, orientação nutricional para pessoas hipertensas e diabéticas, planejamento familiar, teste rápido para HIV e Hepatites, acupuntura, aplicação de ventosas e dicas sobre homeopatia e uso de plantas medicinais e fitoterápicos. Além dessas atividades, também há oficina de flores de EVA e aula de zumba.

Também é comemorado o primeiro ano de requalificação da Farmácia Caruaru São Francisco II na ocasião. Essa unidade foi a primeira em que se aplicou o novo modelo de gestão da Assistência Farmacêutica, que visa criar um ambiente humanizado e focado no uso racional de medicamentos.

Neste primeiro ano foram atendidos cerca de 155 mil usuários, com uma média de 600 atendimentos diários e a dispensação de diversas classes de medicamentos para toda população caruaruense. Mais de um milhão de reais foram investidos na aquisição de medicamentos para a unidade. A farmácia tem ambiente climatizado, é referência na dispensação de medicamentos de controle especial e conta com a presença de profissional farmacêutico durante todo horário de funcionamento, conta Jean Batista de Sá, gerente da Assistência Farmacêutica.

O Centro de Saúde Ana Rodrigues está localizado na Rua Martin Afonso, 267, no bairro São Francisco, antigo Círculo Operário, na cidade de Caruaru.