Tragédia

Incêndio destrói bancos no parque 18 de maio, em Caruaru

Giliard
Giliard
Publicado em 07/05/2019 às 8:23

O fogo começou por volta das 18h
Foto: Reprodução/TV Jornal Interior

Um incêndio foi registrado na noite da última segunda-feira (6), na região popularmente conhecida como "brasilit", no parque 18 de maio em Caruaru, no Agreste pernambucano. O fogo começou por volta das 18h. A principal suspeita é de que uma pane nas instalações da rede elétrica seja a causa.

Em entrevista à TV Jornal Interior, o secretário extraordinário da feira, José Pereira, revelou que um levantamento das instalações havia sido realizado pela Celpe. "Em termos de estrutura de instalações elétricas, há um mês atrás a Celpe esteve aqui durante a feira, duas segundas-feiras, junto com Prefeitura e Corpo de bombeiros. Tem áreas em termos de eletrificação que cabem a Celpe, áreas que cabem a Prefeitura e outras que cabem aos sulanqueiros. Tudo isso será apresentado ainda esse mês, até o dia 15. Não quer dizer com isso que foi circuito elétrico, eu não sei. Para isso, teremos um laudo técnico", comentou.

De acordo com o corpo de Bombeiros, cerca de 50 bancos foram atingidos pelo incêndio. Muitos sulanqueiros tentaram arrombar os próprios pontos para salvar as mercadorias, numa tentativa de diminuir os danos.

De acordo com Mário Manoel, sulanqueiro, a notícia chegou através da Televisão. Ele perdeu toda a sua mercadoria durante o incêndio. "Quando vi a filmagem na TV, pensei "foi no meu setor, no meu banco" ai quando eu cheguei realmente comprovei. Foi perda total", comentou.

O fogo foi controlado por volta das 20h, duas horas depois de ter começado. A falta de água em hidrantes no local teria dificultado a ação do corpo de bombeiros.

Segundo o Cap. Fernandes, bombeiro militar, foi necessário convocar reforços de outros agrupamentos para auxiliar na operação. "A gente teve que utilizar um volume muito grande de água, quando nós fomos abastecer, chegou a viatura de Bezerros para dar apoio e foi quando conseguimos debelar o fogo", explicou.

Por meio de nota, a Prefeitura Municipal de Caruaru informou que enviou carros pipa para evitar a falta de água no local e avisou que irá dar apoio aos comerciantes já nesta terça-feira (7) para realizar um cadastro especial com os feirantes atingidos. A Prefeitura também informou que não tem informações sobre a causa do incêndio.

Uma coletiva de imprensa deve ser realizada às 10h da manhã desta terça-feira (7), na Prefeitura Municipal de Caruaru para realizar um balanço.

Confira a nota na íntegra

A Prefeitura Municipal de Caruaru (PMC) informa que, assim que tomou conhecimento do incêndio, no Parque 18 de Maio, setor da Brasilit, ativou o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, Samu, Destra, Ordem Pública e equipes da Unidade de Gestão da Feira que seguiram para o local. Também foram enviados carros pipa para evitar a falta de água, além de profissionais da Locar, que ajudaram na retirada da mercadoria dos bancos.

A Prefeitura de Caruaru se solidariza com todos os feirantes que tiveram seus bancos atingidos pelo incêndio e informa que dará total apoio aos comerciantes, já nesta terça-feira, dia 07, a partir das 8h, no Espaço Cultural. Servidores da prefeitura estarão de prontidão para fazer um cadastro especial com os feirantes atingidos pelo sinistro.

A Prefeitura ainda não tem informações sobre a causa do incêndio. A área será mantida isolada por motivos de segurança.

Desde o início da gestão, foi identificada a situação precária do Parque 18 de Maio. Por esse motivo, a Prefeitura do município iniciou o projeto de requalificação do local, que tem o valor orçado em 8 milhões de reais. A Prefeitura também está realizando um cadastro com os feirantes e um diálogo constante com a Celpe e Corpo de Bombeiros.