OTAN

Trump manifesta intenção de tornar Brasil aliado extra-Otan

Giliard
Giliard
Publicado em 09/05/2019 às 12:09
NOTÍCIA
Leitura:

Presidente norte-americano enviou comunicado ao Congresso dos Estados Unidos manifestando intenção
Foto: Nicholas Kamm / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, notificou o Congresso norte-americano sobre a intenção de designar o Brasil como um dos principais aliados extra-Otan. Trump já havia informado que pretendia colocar o Brasil como um aliado durante reunião com o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, no mês de março. 

O comunicado enviado ao Congresso destaca que a designação é em reconhecimento aos compromissos assumidos pelo Brasil em aumentar a cooperação militar com os Estados Unidos. Estou tomando essa medida em reconhecimento ao recente comprometimento do Governo do Brasil em aumentar a cooperação militar com os Estados Unidos, e em reconhecimento do nosso próprio interesse nacional em fortalecer nossa coordenação militar com o Brasil, disse no comunicado.

A confirmação da intenção de Trump colocaria o Brasil na lista que tem apenas um país sul-americano no momento, a Argentina. 

A Otan

Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan é uma aliança militar intergovernamental baseada no Tratado do Atlântico Norte, assinado em abril de 1949. A organização constitui um sistema de defesa coletiva, de forma que os países membros concordam com a defesa mútua em resposta a um ataque por qualquer entidade de fora da Organização.

Atualmente, a Otan tem 29 membros: Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Portugal, Reino Unido, EUA, Espanha, Hungria, República Tcheca, Polônia, Grécia, Turquia, Noruega, Bulgária, Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Albânia, Croácia e Montenegro e está sediada em Bruxelas, na Bélgica.

Mais Lidas