Ponto turístico

Monte Bom Jesus: a vista mais bonita da cidade

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 17/05/2019 às 16:10

Após revitalização, Monte Bom Jesus tornou-se um dos principais pontos turísticos do Agreste
Foto: Janaína Pepeu/Especial para o SJCC Interior

Um dos principais pontos turísticos de Caruaru, o Monte Bom Jesus fica bem no centro da cidade. Em alguns períodos da história recente, o espaço esteve sob o domínio de traficantes de drogas que residiam na área, mas após operações policiais e investimentos em segurança e outros serviços públicos, o ponto turístico é considerado tranquilo. Nos últimos dois anos, o espaço recebeu obras de requalificação por parte da prefeitura. A partir deste trabalho integrado, as pessoas voltaram a visitar o Monte para aproveitar a vista, ficar perto da família, fotografar e namorar.

A vista ao chegar no Monte já impressiona: de uma altura de cerca de 630 metros, é possível ver em 360 graus vários bairros, além de municípios circunvizinhos como Bezerros e São Caetano. O espaço pode ser acessado por veículos ou a pé, pelos 365 degraus que têm painéis representando a Via Sacra. Ao final da escadaria, o visitante chega à Igreja de Santa Luzia, construída em 1902.

A beleza fica ainda mais evidente no período vespertino: com o pôr-do-sol e a ventilação, os visitantes conseguem ter uma sensação de tranquilidade. A estudante Renata Lima, 26, e o policial militar Adeilson Florêncio, 32, decidiram comemorar os oito meses do pequeno Arthur Renato no Monte Bom Jesus. Ela, que não vai sempre ao local, se surpreendeu com as mudanças: "Viemos ver o pôr-do-sol, achei bem legal, muito bom e organizado".

Famílias se reúnem para aproveitar tardes no Monte Bom Jesus
Foto: Janaína Pepeu/Especial para o SJCC Interior

O representante comercial Givanilson Nunes, 45 anos, nasceu no bairro São Francisco, no entorno do Monte Bom Jesus, e na infância soltava pipa com os amigos no espaço. Agora morando mais distante, no bairro das Rendeiras, aproveitou a visita de amigos de João Pessoa (PB) para levá-los ao Monte e matar a saudade. "Caruaru é muito bonita e aqui tem uma visão panorâmica da cidade", pontuou.

Atualmente, o Monte Bom Jesus conta com espaço para receber turistas, teve a instalação de oito barracas para o comércio de tapiocas, a construção de um anfiteatro e de uma quadra poliesportiva, a requalificação dos mirantes, da escadaria e do entorno da igreja, entre outras ações. No mês de junho, o novo anfiteatro receberá pela primeira vez o polo instrumental do São João da cidade.

Tapioqueiras receberam capacitação para atuar na recepção dos clientes
Foto: Janaína Pepeu/Especial para o SJCC Interior

Com as intervenção, também houve a geração de empregos para as pessoas das comunidades do entorno. A tapioqueira Verônica Teodoro, 31 anos, atua há dois anos no Monte Bom Jesus. Ela mora próximo ao Monte e começou no ramo através do sogro, que mantinha uma barraca improvisada no espaço. A chegada dela coincidiu com a construção das barracas de tijolo, e todas as tapioqueiras passaram por cursos de qualificação oferecidos pela prefeitura. "Aqui sempre foi bonito, mas melhorou 100%. O ponto turístico ficou mais valorizado, e os negócios são bons, principalmente na Semana Santa, na festa de Santa Luzia (em dezembro). No São João vou assistir os shows daqui de cima", afirmou.

SEGURANÇA

A segurança da área é realizada pelo 4º Batalhão da Polícia Militar através de rondas a pé, de carro e de moto. Além disto, a sede da 1º Companhia do batalhão fica no Monte, assim como a sede do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati). "A gente entende que chega um momento que o policiamento ostensivo e preventivo não consegue mais reduzir a violência e precisa de intervenções públicas. No Monte hoje tem lâmpadas de LED, quadra poliesportiva que ocupa os jovens e ações sociais", destacou o tenente coronel Geovani Nascimento, que foi comandante do 4º BPM nos últimos 12 meses.

Durante o período, houve redução de homicídios, latrocínios, roubos e furtos em toda a região atendida pelo batalhão. "A gente já percebe uma redução da criminalidade no Monte, o que antes era uma área em que se preocupava com homicídio, hoje nossa preocupação é prevenir furtos e roubos de celulares", revelou.