Assistência

Esquema do São João de Caruaru contará com 500 profissionais de saúde

Equipe intitulada "Forrozando com Saúde" estará em locais estratégicos da festa

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 28/05/2019 às 11:41
Divulgação/Prefeitura de Caruaru
FOTO: Divulgação/Prefeitura de Caruaru

Cerca de 500 profissionais da saúde irão trabalhar na edição 2019 do São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade, a equipe intitulada "Forrozando com Saúde" estará em locais estratégicos da festa, com estoques de insumos, medicamentos e ambulâncias.

Além do atendimento emergencial, serão distribuídos 50 mil preservativos e material educativo para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Entre os profissionais envolvidos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, motoristas, auxiliar de serviços gerais, arte-educadores, inspetores da vigilância sanitária e equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) prestarão assistência no local. As equipes estarão em todos os polos do São João. As unidades de saúde do município estarão funcionando com equipes de plantão 24h. A rede municipal de saúde dispõe da UPA do Vassoural, UPA do Salgado, UPA Boa Vista e UPA Rendeiras.

Polos

 No parque de eventos Luiz Gonzaga, a estrutura irá contar com sala vermelha equipada com desfibrilador, ventilador mecânico, leitos de observação, ambulância do SAMU e diversos tipos equipamentos para atendimento de urgência e emergência. Equipes da vigilância sanitária também atuarão no local.

Na Estação Ferroviária, um ponto de atendimento fixo será montado para a realização de primeiro atendimento. Já no polo Azulão e polos da zona rural, uma ambulância com equipe poderá realizar a remoção para pontos fixos de atendimento.

No polo Alto do Moura, um esquema de pronto atendimento funcionará aos sábados e domingos, com suporte de uma equipe de saúde. Casos mais graves poderão ser transferidos através de uma ambulância. A operação será semelhante no polo do monte Bom Jesus, que contará com uma equipe para prestar os primeiros atendimentos em ambulância.