Balizamentos noturnos

Mesmo após reforma, Aeroporto Oscar Laranjeira tem problemas de estrutura

Mato alto e pouca sinalização prejudicam a visibilidade dos pilotos ao pousar na pista

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 04/06/2019 às 9:07
NOTÍCIA
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior
Leitura:

O Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, ainda não está pronto para realizar balizamentos noturnos. Mato alto e pouca sinalização prejudicam a visibilidade dos pilotos ao pousar na pista, que pouco tempo após receber reforma, já foi alvo de vandalismo.

O muro, que impede a aproximação de pessoas e animais pela pista, teve algumas pedras de concreto arrancadas, o que diminuiu a altura da estrutura e facilitou o acesso ao aeroporto.

A circulação de animais pelo aeroporto, assim como a falta de manutenção, atrapalham a certificação. O aeroporto recebe maquinário emprestado da prefeitura e possui apenas um funcionário para cuidar da conservação.

Prioridades

De acordo com Fernandha Batista, secretária de infraestrutura e recursos hídricos de Pernambuco, o aeroporto é uma das prioridades do Governo do Estado. Para ela, o local deve estar com as obras de balizamento funcionando até o fim do ano.

"É um aeroporto que está no hall das metas prioritárias e estratégicas do Governo do Estado de Pernambuco. A gente pensa em executar esse trabalho ainda esse ano e se possível concluir. Estamos também em discussão com a Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) e com a Secretaria Nacional de Aviação Civil para fazer a certificação do aeroporto para permitir a realização de voos regulares", explica.

 Acompanhe na reportagem do programa "O Povo na TV", da TV Jornal Interior:

Mais Lidas