Religião

São Pedro é o santo que abre as comportas do céu; conheça a história

A história de força e superação de São Pedro inspira os fiéis

Marília Pessoa
Marília Pessoa
Publicado em 13/06/2019 às 15:00
NOTÍCIA
Divulgação/Diocese de Sete Lagoas
FOTO: Divulgação/Diocese de Sete Lagoas
Leitura:

A história de São Pedro é marcada por superação e fé. O Santo é muito importante para os fiéis, principalmente durante a época de São João. Popularmente conhecido como "aquele que abre as comportas do céu", São Pedro e seu irmão André estavam pescando quando Pedro foi chamado para ser seguidor de Jesus, de acordo com padre Zenilson Tibúrcio, pároco da Catedral de Caruaru, Agreste pernambucano. Devido à sua experiência de fé, Pedro se tornou um santo.

Pedro se tornou o líder do grupo de seguidores de Cristo. Jesus disse que ele seria o pescador dos homens e, tempos depois, o significado disso foi esclarecido: São Pedro se tornou o primeiro papa da Igreja. Ele recebeu o poder do Espírito Santo e recebeu "a chave dos céus". O conhecido saber popular de que São Pedro influencia nas chuvas vem exatamente disso. "Quando as comportas do céu são abertas, elas se abrem também na Terra. A chuva vem das comportas do céu que foram abertas por ele", explica o padre Zenilson.

Chuvas para plantações de milho

As chuvas tão esperadas antes do período junino são pedidas pelas pessoas que acreditam no poder de São Pedro e sua boa vontade de abrir as comportas do céu para mandar as chuvas e molhar as plantações de milho. São Pedro é muito querido especialmente por ajudar na colheita desse alimento tão desejado e importante para o São João e por sua história de fé e força que ensina às pessoas que é possível superar os problemas.

Segundo o padre, São Pedro é considerado um "protótipo do ser humano" por sentir emoções puramente humanas e pode ser uma inspiração por ter passado por dificuldades, sentido medo e mesmo assim ter sido capaz de superar as adversidades.

Mais Lidas