Xexéu

PF apreende 8 kg de cocaína dentro de rack transportado em ônibus

Droga foi encontrada dentro do móvel com a ajuda de um cão farejador

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 18/06/2019 às 8:21
Divulgação/Polícia Federal
FOTO: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal prendeu um jovem suspeito de tráfico de drogas às margens da BR-101, em Xexéu, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. De acordo com a PF, Wellington Afonso de Lima Oliveira, 20 anos, estava em um ônibus que fazia a linha São Paulo-João Pessoa (PB) e levava 8 quilos de cocaína escondidos em um rack de madeira que estava no bagageiro do coletivo. A prisão aconteceu no dia 14 de junho, mas foi divulgada nesta terça-feira (18) pela polícia.

Segundo a Polícia Federal, o ônibus foi abordado durante uma barreira policial de rotina, uma vez que a área é considerada uma rota para o tráfico interestadual de drogas. Ao pedir que cada passageiro descesse do ônibus e ficasse ao lado das bagagens, a PF identificou, com a ajuda do cão farejador Falcon, que havia algo suspeito dentro do móvel, que pertencia ao passageiro Wellington Afonso e estava com peso além do normal.

Policiais federais abriram hack com uma furadeira e localizaram a droga
Policiais federais abriram rack com uma furadeira e localizaram a droga
Divulgação/Polícia Federal

Com a ajuda de uma furadeira, os policiais abriram o rack e identificaram em quatro partes da estante 8,2 quilos de cocaína. Além da droga, foi apreendido ainda um celular e os tickets de passagem e bagagem. O suspeito foi levado para a Superintendência da PF no Recife, onde foi autuado em flagrante por tráfico interestadual de entorpecentes. Caso condenado, o jovem poderá pegar penas que variam de cinco a 15 anos de reclusão. Ele passou por audiência de custódia, na qual a prisão preventiva foi confirmada.

Suspeito foi levado para o Cotel

Wellington Afonso foi levado para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel) onde ficará à disposição da Justiça Estadual. Em interrogatório à PF, o suspeito informou que foi convencido por uma mulher em São Paulo para transportar a estante com cocaína para Recife. Depois que fizesse a entrega, ele receberia cerca de R$ 3 mil. O homem informou ainda que resolveu fazer o serviço por estar passando por problemas financeiros, uma vez que está desempregado.