Superação

Menino que teve a perna amputada após ser agredido recebe prótese

Gabriel José dos Santos perdeu a perna após ser espancado pelos colegas na escola

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 01/07/2019 às 12:00
Divulgação
FOTO: Divulgação

A história de Gabriel José dos Santos, de 10 anos, emocionou pessoas da cidade de Caruaru, no agreste de Pernambuco. O menino teve a perna amputada após sofrer uma agressão na escola e recebeu nessa quinta-feira (27) uma prótese para facilitar a locomoção.

Em maio de 2018, segundo a tia de Gabriel, Adenice do Nascimento, o menino foi espancado pelos colegas dentro da Escola Municipal Professora Sinhazinha, no bairro do Salgado, após fazer um gol em uma partida de futebol. Os colegas não teriam gostado e começaram a bater nele, o fazendo desmaiar.

A tia também informou que o menino chegou em casa se queixando de dores, dizendo que caiu, mas não contou realmente o que aconteceu. Ele continuou sentindo dores após dias e foi levado para a UPA 24H, em Caruaru, onde foi identificada uma lesão na perna dele.

Segundo Adenice, o menino passou mal novamente e foi levado para a Policlínica do bairro do Salgado. A médica da policlínica conseguiu convencer o garoto a contar o que realmente aconteceu. Devido à gravidade, ela o encaminhou para o Hospital da Restauração, no Recife. Gabriel passou vários meses no hospital e acabou pegando uma infecção na perna que foi atingida. Por causa disso, precisou ter o membro amputado em dezembro.

Gabriel recebeu uma prótese e agora tem mais facilidade para se locomover
Gabriel recebeu uma prótese e agora tem mais facilidade para se locomover
Divulgação

Os agressores ainda não receberam nenhuma punição. Na época, um boletim de ocorrência foi registrado. Segundo o delegado Gustavo Garcia, o caso foi finalizado porque os agressores também eram menores de idade. Houve apenas uma apuração e não abertura de inquérito, de acordo com ele. "Estamos apreensivos porque já fez um ano e ainda não houve uma resolução, as dificuldades continuam", contou a tia do garoto.

Surpresas

Apesar das dificuldades, Gabriel também recebeu boas surpresas. A Fábrica dos Sonhos conseguiu uma bolsa de estudos para ele. Além disso, Gabriel entrou em campo com seu ídolo, o goleiro Cássio, do seu time do coração, o Corinthians. No começo deste ano, a coordenadora do centro de reabilitação do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), Marcela Oliveira, informou que o hospital faria a doação de uma prótese para Gabriel e ajudaria nas sessões de fisioterapia. Na quinta-feira (27), o menino recebeu a prótese e começou nesta segunda-feira (1º) as sessões de fisioterapia.