Condições sanitárias

MPPE recomenda que Matadouro de Pedra se adeque às normas sanitárias de abate

Promotora de Justiça alertou para o risco a que estão expostos consumidores e funcionários que executam o abate

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 08/07/2019 às 11:04
Agência Brasil/JC Online
FOTO: Agência Brasil/JC Online

O Ministério Público de Pernambuco recomendou à Prefeitura de Pedra, no agreste pernambucano, que fizesse a verificação e solucionasse as irregularidades no matadouro municipal. As irregularidades foram constatadas no laudo de vistoria da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), realizada em outubro do ano passado e que persistem até o momento.

“O documento da Adagro aponta diversas deficiências e carências no matadouro. Assim, a Prefeitura precisa adequar o local às normas de higiene compatíveis com o serviço, sob a inspeção da Vigilância Sanitária tanto municipal quanto estadual”, afirmou Tayjane de Almeida, promotora de Justiça.

Condições precárias de abate e armazenamento

De acordo com a Adagro, o matadouro não fornece a segurança necessária por causa das condições precárias de abate e armazenamento da carne animal,o que torna os produtos impróprios para uso e consumo.

A promotora de Justiça ainda alertou para o risco a que estão expostos os consumidores e os funcionários que executam o abate, já que não existem as condições sanitárias para o funcionamento do serviço. “São riscos que se renovam a cada animal abatido e esquartejado ou eviscerado, tanto para os que o executam, como, e sobretudo, para os consumidores”, explicou Tayjane.