Água

Abastecimento é alterado por reparos no canal da Transposição do Rio São Francisco

O abastecimento de água de sete cidades pernambucanas será interferido

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 10/07/2019 às 11:37
Divulgação/Compesa
FOTO: Divulgação/Compesa

O abastecimento de água de cidades pernambucanas serão interferidas por conta de reparos no canal da Transposição do Rio São Francisco. O bombeamento do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco para a Barragem do Moxotó foi retomado na última quinta-feira (04) e a previsão é que a Barragem volte ao nível normal de 1 milhão de metros cúbidos de água até o dia 15 de julho.

O abastecimento de Arcoverde, Alagoinha, Pesqueira, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una e Sanharó sofrerá alteração por causa desse processo.

A reserva acumulada foi usada durante o período em que o reservatório do Moxotó ficou sem receber água da Transposição do Rio São Francisco e, por isso, o abastecimento desses municípios precisou ser alterado. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, a suspensão do bombeamento foi uma determinação da Agência Nacional de Águas (ANA) que solicitou uma revisão nas estruturas e equipamentos do sistema.

Calendário alterado

O calendário deverá sofrer um atraso de dois dias em Belo Jardim. Em São Bento do Una, o ciclo de rodízio não será concluído e, em Tacaimbó, a Compesa estuda utilizar o Sistema Tabocas-Piaça para não interromper o ciclo de abastecimento.

Arcoverde será abastecida pela barragem de Riacho do Pau e não será possível manter o abastecimento de água 24h por dia nos bairros do Centro, São Miguel e Pôr-do-Sol neste período. Em Alagoinha, será utilizada a barragem de Ipaneminha. O próximo ciclo de abastecimento de Sanharó será realizado somente na próxima semana.