Religião

Papa aceita renúncia de Dom Dino e novo bispo de Caruaru é anunciado

Dom Dino exercia funções na Diocese de cidades do Agreste desde 2003

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 10/07/2019 às 7:48
Divulgação/Pascom
FOTO: Divulgação/Pascom

O Papa Francisco decidiu nesta quarta-feira (10) aceitar o pedido de renúncia do bispo de Caruaru Dom Bernardino Marchió, por motivo de idade, e nomeou Dom José Ruy Gonçalves Lopes como o sucessor. O comunicado foi feito ao meio dia no horário de Roma (7h no horário de Brasília) e foi divulgado no site do Vaticano e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Bernadino (Dom Dino) completou 75 anos em setembro de 2018 e o Código de Direito Canônico prevê como obrigatória a renúncia do bispado nesta idade. O bispo exerce as funções na Diocese que abrange 19 cidades do Agreste desde 2003.

A aprovação do pedido de renúncia prevê a emeritude do bispo, que é uma espécie de aposentadoria episcopal. A partir daí o bispo emérito fica desobrigado das funções administrativas da Diocese, mas isso não significa que ele deixará de ser bispo.

O novo bispo de Caruaru

Dom José Ruy Gonçalves Lopes tem 51 anos e nasceu em Feira de Santana, na Bahia. Fez seus votos religiosos na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos foi ordenado presbítero no dia 5 de dezembro de 1993 (26 anos) em Feira de Santana- BA.

Foi pároco em Valéria, na Bahia e capelão no Leprosário de Águas Claras, em Salvador, também na Bahia. Foi ainda definidor provincial e ecônomo provincial. Também foi ministro provincial e vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil. Ele era diretor do Colégio Santo Antônio quando foi nomeado bispo de Jequié, em 2012.