Temperaturas

Arcoverde registra 13ºC e frio bate recorde no interior de Pernambuco

Noites e madrugadas de cidades como Caruaru, Garanhuns e Arcoverde tem sido bem mais frias

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 17/07/2019 às 12:36
Reprodução/Facebook
FOTO: Reprodução/Facebook

As cidades do interior de Pernambuco costumam registrar baixas temperaturas durante o inverno. Porém, os termômetros vêm marcando números mais baixos em 2019. As noites e madrugadas de cidades como Caruaru, Garanhuns e Arcoverde tem sido bem mais frias.

Na madrugada desta quarta-feira (17), foram 16,2°C em Caruaru, no Agreste. Esta foi a temperatura mais baixa registrada no ano na cidade, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas Clima (Apac). A média histórica do mês para a cidade é de 17,3°C.

Em Garanhuns, a temperatura mais baixa de julho foi 14,8°C, enquanto a média do mês é 16°C. Já em Arcoverde, no Sertão, a temperatura caiu ainda mais. Foram 13,1°C registrados em julho, enquanto a média é de 16,7°C. Em Petrolina, também no Sertão, a temperatura mais baixa do mês foi 18,8°C (a média é 19,5°C). A média é feita com os valores registrados durante o mês nos últimos 30 anos.

Céu sem nuvens

De acordo com o coordenador da sala de situação da Apac, Vinícius Gomes, os valores estão em geral abaixo da média por causa da baixa nebulosidade. "Essa época do ano é mais fria e o céu está mais claro. Quando tem nuvem, ela serve como se fosse um cobertor, retém a radiação solar e faz com que a superfície continue quente por mais tempo", explica. Em dias de céu claro, a temperatura não é retida e o calor "foge" para o espaço.