Café da manhã

Bolsonaro diz que fome no Brasil é "grande mentira"

Bolsonaro disse ainda que falar de fome no Brasil é um discurso populista

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 19/07/2019 às 12:24
Divulgação/Marcos Corrêa/Presidência da República
FOTO: Divulgação/Marcos Corrêa/Presidência da República

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), disse na manhã desta sexta-feira (19) que falar que se passa fome no Brasil é "uma grande mentira". A declaração foi feita durante um café da manhã realizado com jornalistas no Palácio do Planalto.

A fala foi uma resposta à pergunta de uma jornalista do El País sobre o aumento da pobreza e da fome no Brasil, que teria sido apontado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM).

"Passa-se mal, não come bem, aí eu concordo. Agora passar fome, não. Você não vê gente pobre pelas ruas com físico esquelético como a gente vê em alguns outros países por aí pelo mundo", declarou.

"Discurso populista"

Bolsonaro disse ainda que falar de fome no Brasil é um discurso populista. Ele aproveitou para criticar o sistema de "bolsas" adotados, segundo ele, pelo governo de Fernando Henrique Cardoso e pelos mandatos do PT. O café da manhã foi transmitido ao vivo pelas redes sociais dele.

"É só as autoridades políticas não atrapalharem o nosso povo que essas franjas de miséria por si só acabam no Brasil, porque o nosso solo é muito rico para tudo o que se possa imaginar", continuou.

O presidente destacou ainda que o conhecimento tira as pessoas da miséria. "A educação aqui no Brasil, nos últimos 30 anos, nunca esteve tão ruim", opinou.