Prevenção

Medo de greve dos caminhoneiros leva motoristas de Caruaru a postos de combustíveis

Mesmo sem informações concretas de que uma real greve será realizada, os motoristas decidiram não arriscar

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 22/07/2019 às 11:19
NOTÍCIA
Joseilton Bezerra/TV Jornal Interior
FOTO: Joseilton Bezerra/TV Jornal Interior
Leitura:

Com medo de uma possível greve dos caminhoneiros, motoristas de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, fizeram fila na manhã desta segunda-feira (22) em um posto de combustíveis na Rua Aracati, no bairro Universitário, para abastecer os veículos.

Mesmo sem informações concretas de que uma real greve será realizada, os motoristas decidiram não arriscar e se preveniram indo ao posto. Também há relatos de estabelecimentos que aumentaram os valores da gasolina.

O temor sobre a greve começou porque caminhoneiros de todo o Brasil estavam insatisfeitos com a nova resolução sobre a política de pisos mínimos do frete rodoviário e começaram a se mobilizar. Uma reunião deverá ser realizada na próxima quarta-feira (24) entre o Ministério da Infraestrutura e a categoria, para evitar uma nova greve dos caminhoneiros.

A resolução estabelecia regras gerais, metodologia e coeficientes dos pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado na realização do serviço de transporte rodoviário de cargas e foi aprovada após estudo técnico. Porém, na manhã desta segunda, o ministro da Infraestrutura, Tacísio Gomes de Freitas, disse que a nova tabela será suspensa pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Veículos fizeram fila em posto do bairro Universitário
Veículos fizeram fila em posto do bairro Universitário
Joseilton Bezerra/TV Jornal Interior

Mobilização de motoristas de vans

Em Caruaru e outras cidades do interior, protestos de motoristas de transporte alternativo em BRs acabaram confundindo a população, mas nada têm a ver com a mobilização dos caminhoneiros. Eles reclamam de mudanças no Código de Trânsito Brasileiro que aumentam a gravidade da infração para transporte remunerado não autorizado.

Protesto na RMR

Na Região Metropolitana do Recife, um grupo de caminhoneiros estacionou os veículos no acostamento da BR-101, próximo à fábrica da Vitarela, em Jaboatão dos Guararapes. Por volta das 10h, os motoristas se dispersaram. O ato foi motivado pelo valores da nova tabela de frete. Ao JC Online, o líder da categoria em Pernambuco, Marconi França, disse que o protesto desta segunda foi "apenas o início de uma grande manifestação".

Mais Lidas