Evento

Queijarias artesanais têm destaque no Festival de Inverno de Garanhuns

Evento é gratuito e será realizado até o próximo domingo (28)

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 22/07/2019 às 12:34
Divulgação
FOTO: Divulgação

Queijarias artesanais de Garanhuns, Venturosa, Pedra, Canhotinho e Jupi, cidades do agreste pernambucano, vão expor seus produtos durante a 1ª Edição do “Armazém de Agro e Negócios”, no Parque Euclides Dourado. O evento, que é gratuito, está sendo realizado durante o o 29º Festival de Inverno de Garanhuns e vai até o próximo domingo (28), das 14h às 20h (de segunda até quarta-feira) e das 10h às 20h (de quinta-feira até domingo).

O objetivo do Armazém é proporcionar acesso a mercados e divulgar as empresas que foram trabalhadas e estão sendo legalizadas através do Programa de Adequação de Queijarias Artesanais do Agreste Meridional, iniciado em 2017.

No evento, os visitantes podem adquirir produtos lácteos a preços acessíveis. Entre as opções oferecidas pelas queijarias, há queijos de diversos sabores, manteiga cremosa, manteiga de garrafa, bebidas lácteas e doce de leite. No Armazém, estão expostos o queijo coalho artesanal tradicional; o condimentado com cebola, alho, orégano ou pimenta; o defumado; o maturado; e o zero lactose. Além de dois produtos lançados, o queijo coalho artesanal recheado com charque, bacon ou calabresa e o trufado com doce de leite ou doce de goiaba.

Segundo o analista da Unidade Agreste Meridional do Sebrae, Jefferson Fernandes, coordenador do Armazém do Agro e Negócios, esta é uma oportunidade para produtores apresentarem seus produtos: “É uma maneira para que os produtores possam acessar novos mercados em um evento que recebe visitantes de todo o estado e de várias partes do país”.

Concurso de Queijos Artesanais

O Armazém do Agro e Negócios também vai contar com uma sala para a realização da 2ª etapa do Concurso de Queijos Artesanais. O concurso tem o objetivo de incentivar, premiar e promover a melhoria contínua dos queijos produzidos na região. Participarão produtores que têm o Selo de Inspeção Estadual ou autorização de comercialização expedida pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).